0ACCamera_3 (2).jpg

teleférico monchique/picota

Tipo

Turismo

cliente

Localização

Privado

Picota, Monchique

Área

arquitectura

Área

Arkhimacchietta

ESTADO

Conceptual

data

2019

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/25

No terminal de Monchique pretende-se criar um equipamento com amplas valências, associando-o a toda uma estrutura interligada e dependentes umas das outras. A estrutura que apoiará o teleférico será composta de restauração, serviços culturais, educacionais e desportivos e comércio destinado à promoção dos produtos regionais. 

​A nível conceptual, o projeto pretende retratar a paisagem da Serra de Monchique "os dois picos". De certa forma quando chegamos perto do conjunto proposto, apreciamos dois “altos” verdes: o pico da Foia à esquerda do corpo central (teleférico) e à direita, o pico da Picota. A nível construtivo pensou-se em utilizar materiais da área de Monchique como a pedra sienito, a madeira e a cortiça. 

​No terminal da Picota a chegada far-se-á dentro de uma gruta e à saída haverá um pequeno miradouro com ligação a uma esplanada que permitirá, não só, a estadia aos utentes do teleférico, mas, também, um ponto de referência e descanso da Via Algarviana, já que o percurso pedestre das Caldas/Picota passa precisamente pelo seu pico.