1/25

MONCHIQUE

TELEFÉRICO,

PICOTA

MARÇO 2019

Construção de linhas e equipamentos do Teleférico Monchique/Picota e Zip Line. 

 

No terminal de Monchique pretendeu-se criar um equipamento com amplas valências, não pretendeu, a proposta, cingir-se unicamente à valência do teleférico mas, associa-lo a toda uma estrutura interligada e dependentes umas das outras. O teleférico, só por si, não consegue trazer todos os benefícios pretendidos para a Vila e o Concelho. Associando-o a uma estrutura mais complexa, com o apoio de restauração, livraria, gelataria, uma zona polivalente para a aprendizagem e treino de actividades desportivas associadas ao projecto, como o aprender de como se deve cair em Asa Delta ou Parapente, como se deve praticar a escalada, em que a própria parede da sala, com pé direito amplo, permitirá o treino de escalada, entre outros, lojas destinadas à promoção dos produtos regionais.

Ao nível conceptual, o projecto tenta retratar a imagem que temos quando nos deslocamos em direcção à Serra de Monchique, os dois picos. Esta é a imagem que se quer reproduzir quando chegamos perto do conjunto e vemos dois “altos” verdes: o pico da Foia à esquerda do corpo central (teleférico) e à direita, o pico da Picota. Os materiais a aplicar serão, essencialmente, a pedra sienito, a madeira e a cortiça.

No terminal da Picota a chegada far-se-á dentro de uma gruta, construída com pedra existente no local ou nas proximidades, para uma melhor integração. E porque o terreno rústico onde se pretende efectuar a intervenção está inserida em área REN, propôs-se que todas as construções fossem em madeira sobre estacarias por adaptarem-se a qualquer terreno exigindo uma intervenção mínima causando o mínimo impacto negativo possível na área onde se irá inserir.

A ligação do terminal para a parte sul da Picota será feita por um “corredor” que só deixará ver a vista deslumbrante quando for transposto. À saída haverá um pequeno miradouro com ligação a uma esplanada concebida em madeira sobre estacaria.

A esplanada (snack-bar) permitirá, não só, a estadia aos utentes do teleférico mas, também, um ponto de referência à Via Algarviana e um ponto de descanso para os seus praticantes, já que o percurso pedestre das Caldas/Picota passa precisamente pelo seu pico.

O snack-bar amovível será construído em madeira com paredes revestidas a material liso, impermeável e de fácil lavagem até à altura do tecto no interior da cozinha e das instalações sanitárias. A estrutura será em madeira maciça tratada. A cobertura será acessível para todos. Será equipado com painéis solares, para aquecimento de água sanitárias.

A esplanada será “encerrada” com cortinas de vidro tipo “sistema COVER” com o intuito de proporcionar a utilização do espaço durante todo o ano, mesmo nos dias mais frios ou chuvosos.

Da Picota nascerão variadas actividades. Por ser um pico ainda por descobrir para muitas pessoas, serão desenvolvidas no local pequenos percursos de escalda, pois a parte sul do maciço rochoso convida. Percursos pedonais serão traçados entre a Picota e Monchique, o que convidará aos seus aficionados efectuar uma subida de teleférico e uma descida pedestre, deixando a viatura em Monchique, o mesmo sucederá com para os praticantes do BTT, para além dos percursos já existentes ou em fase de concepção, poderão ser definidos outros percursos. Esta visão poderá proporcionar até competição com saída na Picota e chegada em Monchique. Uma plataforma em madeira será implantada como rampa de lançamento para as actividades ainda inexistentes em Monchique, a Asa Delta e o Parapente.

E por fim, a actividade que decerto poderá trazer mais curiosos até à Picota, o Zip Line. O projecto prevê a colocação de 2 linhas, podem num futuro, serem colocados mais 2 linhas. Não só teremos um equipamento único em todo o sul mas também o maior do mundo com uma extensão de cerca de 2.300 m. A descida poderá ser realizada em 3 velocidades: 20, 40 e 80 kms/h. Sendo que será sempre o utente a decidir a velocidade de descida no início da viagem alucinante.

Entre em contacto:

ESCREVA-NOS

Tel: +351 966 896 953

       +351 282 099 136

Email: arkhi@sapo.pt

Rua da Fonte Velha, 18A

8550-438 Monchique