Entre em contacto:

ESCREVA-NOS

Tel: +351 966 896 953

       +351 282 099 136

Email: arkhi@sapo.pt

Rua da Fonte Velha, 18A

8550-438 Monchique

1/18

MONCHIQUE

edifício international,

caldas de monchique

ABRIL 2015

O local do objecto de estudo é um lote de terreno com 1.048,80 m2 no qual está inserido um urbano edificado nos fins do Séc. XIX, em data indeterminada, denominado de “Pensão Internacional”.

O edifício proposto estará alinhado relativamente aos edifícios existentes, o terreno, de configuração triangular, goza de uma excelente orientação solar, com bastante desafogo para todos os quadrantes.

A concepção do edifício assentou sobre directrizes muito claras, definidas com base na análise da envolvente urbana, face às suas indefinidas características urbanísticas e arquitectónicas e a necessidade da demolição do existente, a intervenção não pretendeu manter as características da construção existente, mas sim, implementar na sua reconstrução as características arquitectónicas de estilo mais intemporal e que se enquadra no espírito termal.

 

Ao nível da volumetria, o edifício proposto irá desenvolver-se em três pisos mais uma cave.

A cave, por motivos técnicos, será implantada à cota do rés-do-chão do edifício a demolir, para aproveitamento total da parte já escavada no terreno, sendo que ela será toda enterrada à excepção do acesso de entrada das viaturas, a Sul, e de toda parede confinante com a EN 266-4, a Poente, existirão pequenos “óculos” para luz e renovação natural do ar. Teremos a este nível 12 lugares de estacionamentos cobertos, assim como o acesso vertical a todo o edifício, uma área técnica, uma cisterna e uma arrecadação com um monta-cargas pertencente à fracção A. Teremos também um acesso exterior à cobertura de parte da cave, que será utilizada como terraço para o restaurante.

No piso 0, teremos de Norte para Sul, uma zona de estar, de usos comum, com uma pequena cascata que irá culminar na parede por detrás do local onde se irá colocar a ementa e toda a informação referente ao restaurante junto ao portão de acesso, o restaurante, o acesso vertical e zona de porteiro/recepção, e 4 (quatro) habitações do tipo T0, assim como, 5 (cinco) garagens de usos exclusivo das habitações totalmente enterradas, à excepção dos portões de entradas junto à EN 266-4.

No piso 1, teremos 6 (seis) habitações do tipo T1, o acesso vertical coberto e uma zona de circulação e acesso exterior com zona de jardim.

No piso 2, teremos 6 (seis) habitações do tipo T1, o acesso vertical coberto e uma zona de circulação e acesso exterior.

No terraço de cobertura, teremos o acesso vertical, duas áreas técnicas de apoio a todos os painéis solares que serão instalados nesse piso que darão a água quente sanitária. Neste piso poderão ainda ser instalados, painéis fotovoltaicos assim como as máquinas de ar condicionado.